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A Historia Em Convergencia
Ferreira, Raone Cassin Maia
Appris
72,00
Sob encomenda 17 dias
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Em meio à onda conservadora na comunidade acadêmica e escolar, principalmente entre professores e pesquisadores, observou-se uma construção sistemática, por diversos grupos, de narrativas históricas na esfera pública digital. Essas narrativas, por ve zes, eram elaboradas por grupos de extrema direita sem embasamento empírico e com objetivos políticos perceptíveis de desconstrução da cienti?cidade da história e de implementação de um projeto conservador educacional que negava o passado. Tais narra tivas tornaram-se cada vez mais evidentes, impulsionadas por redes sociais e in?uenciadores digitais. Como os professores de História têm percebido o aumento de narrativas negacionistas da história? Qual o papel social dos historiadores na construção do conhecimento público nesta área? Esta pesquisa tem como objetivo compreender as relações entre o público, o digital e o ensino de História, entre a autoria e a produção do conhecimento histórico em um mundo cada vez mais conectado, relacionando o papel social dos professores de História diante da crescente onda negacionista. Para isso, utilizamos a história oral como metodologia para analisar entrevistas com professores de História que produzem conteúdo para as redes, compreendendo esses pro ?ssionais como intelectuais mediadores que, ao produzirem conteúdo de forma cientí?ca e metodológica, promovem convergências entre a academia, a escola e a esfera pública. Assim, entendemos o ensino de História na perspectiva da história pública e da história do tempo presente, re?etindo sobre o ensino de História em meio à democracia e ao combate à desinformação. Nossa pesquisa concluiu que os historiadores, produtores de conteúdo histórico para as redes, tornaram-se pontos de convergência entr e o espaço acadêmico, o escolar e a esfera pública, além de protagonistas no combate à desinformação e ao negacionismo histórico.
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